quinta-feira, 14 de julho de 2011

Literacia, média e cidadania


Actas do 1º Congresso Nacional



Destaques

Da estante para o ecrã: as bibliotecas no contexto digital

Acrescentar e ampliar leituras: projectos da Biblioteca Municipal do Seixal para a literacia visualPDF
Vera Maria da Silva221-238
O papel da web 2.0: da promoção das bibliotecas escolares às questões de marketingPDF
Pedro Rafael Neto Gomes, António Pereira Pais, Maria da Graça Guilherme de Almeida Sardinha239-250
A presença das bibliotecas escolares na web e a promoção das literacias – relatos de boas práticasPDF
João Paulo da Silva Proença251-266
As bibliotecas escolares portuguesas no facebook e o seu papel na promoção da literacia da informaçãoPDF
Luísa Alvim267-282
Estratégias para demonstrar o valor da biblioteca escolar e obter colaboraçãoPDF
Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues283-294
O impacto do contexto tecnológico no desenvolvimento da “arquitectura cerebral” para a leitura
Teresa Silveira




Redes sociais e literacia digital
Quando a internet (in)tranquilizaPDF
Hermínia Marques, José Lagarto477-492
Literacia dos media, redes sociais e ambiente web 2.0PDF
Belinha de Abreu493-504
Twitter: como uma nova mídia modificou a rotina produtiva de jornalistas em TeresinaPDF
Tamires Ferreira Coelho505-514
A literacia da informação europeia e o exercício dos direitos de cidadaniaPDF
Ana Lúcia Terra515-528




Recursos para promover a literacia dos media
Análise e produção de mensagens media a partir de um vídeo do youtube: uma experiência na aula de inglês com uma turma de 9º anoPDF
Valentina Maria Piteira Valente589-598
As tecnologias móveis no contexto da aprendizagem formalPDF
Fátima Santana Lancha599-612
O que vês tu?O poder das imagens no contexto da vida responsávelPDF
Maria Alcina Velho Dourado da Silva613-626
Movíes – mostra de vídeos escolaresPDF
Paulo Jorge dos Reis Nobre Rodrigues627-632



Crianças, jovens e media

Celebridades e jovens: de recursos para a literacia mediática à literacia para o consumoPDF
Ana Margarida Ferreira Rato Jorge633-646
Jornalismo e direitos infantis: a voz de crianças e jovens na produção, recepção e monitorização do discurso noticiosoPDF
Lidia Marôpo647-658
A família e a escola: os desafios da educação para os mediaPDF
Ricardo José Pinheiro Morais659-674
Jovens, media e estereótipos. diário de campo numa escola dita problemáticaPDF
Raquel Pacheco675-682
Infância protegida? A imagem mediática das crianças aos olhos do provedorPDF
Madalena Oliveira, Sara Pereira, Rui Ramos, Paula Cristina Martins683-694




Posters
Promoção da aquisição da literacia mediática através do projecto Scratch’ando com o sapo na infânciaPDF
Ana Patrícia Oliveira, Maria da Conceição Lopes787-796
A educação para os media: uma abordagem teórica acerca do conceito e da sua aplicação no contexto educativoPDF
Ana Patrícia Soares da Silveira797-810
Fora de Portas, os media na escola…PDF
Eduardo Manuel Ferreira Naia811-820
Os conteúdos midiáticos sobre padrões de beleza pela ótica adolescente: uma proposta de multiletramento para o ensino médioPDF
Gisele Cristina Cohen Fonseca821-834
O lugar das redes sociais na escola – as perspectivas dos professoresPDF
Luís Pereira, Sara Pereira835-846



Nenhum comentário:

Postar um comentário