quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Histórias (Des)encantadas



                               

Lançamento do livro de José Martinho Gaspar - Histórias (Des)encantadas

Que este seja o primeiro de muitos escritos, de muitos sucessos literários!
Aqui fica uma excelente iniciativa do Agrupamento de Escolas Dr Manuel Fernandes, no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.


LER…

Estou cansado, apetece-me ler!
Enveredar pela superfície escorregadia das linhas,
Examinar o sabor adocicado dos carateres,
Deslizar pelas longas avenidas das páginas do tempo.
Estou entusiasmado, apetece-me ler!
Enxergar para além do além,
Estudar teorias complexas por palavras simples,
Entender sobre o que é preciso e o que apetece saber.
Estou triste, apetece-me ler!
Pintar uma tela expressionista ignorando pontos e vírgulas,
Ribombar sílabas que carregam baterias,
Escutar uivos de lobos bons em noites sem luar.
Estou admirado, apetece-me ler!
Decifrar ideias perdidas na sombra das entrelinhas,
Descobrir tesouros em planisférios sem legenda,
Adivinhar o impensável quando nasce o dia.
Estou deprimido, apetece-me ler!
Memorar a infância despida de ansiedades,
Explicar como dois mais dois são só quatro,
Transformar a estrofe curta em antidepressivo durável.
Estou mal amado, apetece-me ler!
Olhar o feixe de luz que nos ligou o olhar,
Dissecar gestos desencantados na morgue dos sentimentos,
Alimentar a frutas tropicais a esperança que não pode morrer.
Estou revoltado, apetece-me ler!
Soletrar sementes de esperança de um amanhã desejado,
Mastigar o texto até ele se tornar agridoce,
Resolver as palavras cruzadas do desespero.
Estou apaixonado, apetece-me ler!
Mergulhar nas tuas linhas e deixar-me ficar,
Ler sinais nas teclas da tua coluna,
Tatear monossílabos no livro aberto intitulado “amor”.
Estou feliz, apetece-me ler!
Assistir ao bailado da Biblioteca de Alexandria,
Estimar os segredos do capítulo final,
Bebericar o pólen dos livros a florir.
Estou bem acompanhado, apetece-me ler!
Divisar monstros simpáticos numa história de arrepiar,
Avaliar a pequenez das que se querem maiúsculas,
Apreender a leveza do riso que se solta das minúsculas.
Estou encantado, apetece-me ler!

José Martinho Gaspar
out. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário